É HORA DE CUIDAR DO QUE REALMENTE IMPORTA

A muito tempo se fala de superbacterias e virus super potentes. Trata-se simplesmente de seleção natural, os mais fortes sobrevivem, e os organismos são capazes de sofrer mutação para sobreviver. Já se relatou o encontro de bactérias resistentes aos antibióticos mais avançados do mercado. Já se observou que as “pragas” das plantações também já sofreram mutação para conseguir sobreviver aos pesticidas e atacar até os organismos geneticamente modificados, os conhecidos transgênicos, que já foram a promessa de acabar com a fome no mundo por serem resistentes ao pesticida e assim podermos derramar litros deles na plantação e matar a praga mas não o grão, e mais uma vez a teoria evolutiva entrou em ação... a praga continua viva e o mundo continua com fome.
Trata-se de um fenômeno central na natureza e na sociedade, das corridas armamentistas de fundo evolucionário, onde dois oponentes brigam por vencer e evoluir como espécie. As vezes me sinto meio chata falando sempre das mesmas coisas, mas eu REALMENTE acredito no que eu defendo. No quanto cuidar de nós mesmos, e não esperarmos que o sistema de saúde, o governo, as empresas ou as pessoas do nosso convívio o façam por nós. Eu já vi resultados incríveis também de pessoas que relataram que suas vidas melhoraram em geral 80% após passar a cuidar delas mesmas, então eu não posso parar. É uma missão que faço com amor e convicta de que se uma pessoa passar a olhar para si com amor e cuidado a cada conteúdo compartilhado, eu estarei fazendo o que deveria fazer.
Tenho ouvido muitos relatos de pessoas falando sobre a dificuldade em manter a cabeça no lugar durante esse período de confinamento. Eu também tenho experimentado sensações novas, muitos questionamentos, dúvidas e inseguranças, mas acho que tudo isso veio primeiro para que pudéssemos passar a ter um olhar mais doce e desacelerado da vida. Quanta coisa, mega importante, passou a ter importância nenhuma nas últimas semanas? Buscar um vestido na lavanderia para a festa do fim de semana, inscrever o filho na aula de kumon, programar as próximas férias... Segundo, para questionarmos nossos padrões e costumes, e repensarmos como queremos viver daqui para frente, a que velocidade, com que atenção à nossa saúde, às nossas relações e às nossas escolhas.
Selecionei 3 temas que acho os mais importantes para que você comece, aos poucos, a implementar uma rotina mais adequada para cuidar de você e de quem você ama e espero que saiamos desse confinamento nos conhecendo melhor e fazendo melhores escolhas, para nós, nossa família, a sociedade e o meio ambiente.
Cuide da sua imunidade
Não é brincadeira! Um organismo melhor preparado, em termos imunológicos, tem mais chances de combater e se recuperar de patologias sérias. É tão simples quanto a analogia do exército. Se um exército estiver bem preparado a chance de ganhar a guerra contra um inimigo é muito maior.
Por que o coronavírus é tão perigoso para idosos com doenças pré-existentes? Justamente por que o seu exército não está atuando em sua melhor performance. Anos lutando contra os mais variados tipos de doenças, algumas já viraram crônicas e o organismo está simplesmente cansado e o exército despreparado.
Cuidar da imunidade não é tão difícil. Neste artigo que escrevi a pouco tempo você pode ter todas as informações que precisa para cuidar de você de forma estruturada e fácil.
Preste atenção nas suas relações
É cientificamente comprovado que nutrir relações saudáveis tem impacto direto na sua saúde (física, mental e emocional). Ter uma rede de suporte que te apoia a qualquer momento e está a seu lado para o que der e vier pode ser mais importante que comer verduras e fazer exercícios.
Escrevi dois artigos no blog da Equilibra falando sobre o poder das relações na sua vida e realmente acho que esse é o momento de colocar atenção neste tema. Aproveite que você está em casa, e ligue para quem você ama, retome aquela velha amizade e dê amor a quem está por perto e nem sempre você valoriza.
A importância das amizades na saúde
Ciência comprova: Amigos e família fazem bem à saúde
Trabalhe, trabalhe bastante, mas coloque limites
Sabemos da importância do trabalho na vida. Sem ele, a maioria de nós não conseguiria ter uma vida digna, pagar as contas, dar conforto e bem estar para a família, se alimentar bem, mas…. muitas vezes passamos do ponto. A importância do trabalho tomou proporções descabidas e muitos de nós praticamente vivemos para trabalhar. Equilíbrio é muito importante para conseguirmos levar uma vida digna mas também prazerosa. Conseguir desligar e curtir o que já se conquistou é realmente importante para não olharmos para trás e nos arrependermos por termos perdido nossos melhores anos, enfiados no trabalho, sem dar valor às coisas “pequenas”.
Aproveite que agora você está “preso em casa” para apreciar essas coisas ditas pequenas… Não se amargue por estar aí e não poder sair. Só a quantidade de horas que você está economizando no ir e vir do trabalho já é um presente, então aproveite essas horas apreciando coisas pequenas, tomando um café da manhã mais longo, lendo algo que você nunca tem tempo para ler, aproveitando a companhia de quem ama! Separei ainda mais um artigo que pode te ajudar a usar uma gama de estratégias para se tornar mais produtivo e liberar mais tempo ainda para você, com isso fazer tudo que você precisa e ter ainda mais tempo para curtir a vida (mesmo dentro de casa por enquanto).
#imunidade #amizades #estresse #relacionamentos #healthcoach