EQUILIBRA HC_LOGO_02_Marca d'agua branca

7 passos para fortalecer a sua imunidade e combater o Coronavírus


Em tempos de pandemia por Coronavírus, muito se fala sobre lavar as mãos, manter distância das pessoas, ficarmos enclausurados… mas pouco se fala sobre como chegamos a essa situação… Nosso estilo de vida, sempre na correria, focados em ganhar dinheiro, e prestando pouca atenção em nós mesmos e em nossa saúde (física, mental e espiritual) nos trouxe até aqui.

Algumas investigações têm apontado que esses vírus, da Família do Corona, estão surgindo em uma região da China onde as pessoas trabalham absurdamente e possuem, quase que eu sua totalidade, deficiência de Selênio, um mineral importantíssimo para a manutenção do seu sistema imunológico. A partir desse foco, o mundo todo tem sido infectado, porque não estamos fortes o suficiente para enfrentá-lo.

Como se tornou inevitável falar do assunto, resolvemos essa semana escrever sobre como você pode fortalecer seu sistema imunológico para enfrentar o Coronavírus pois, possivelmente se você tiver contato com ele, você será contaminado, mas se você tiver um exército muito bem preparado, com armamento adequado, para enfrentar o inimigo, as chances de sucesso são muito maiores, concorda?

É hora de pensar sobre o assunto, e levar a sério a sua saúde, a sua qualidade de vida e o quanto isso impacta como você viverá daqui para frente. Uma vez ouvi que os inteligentes aprendem com seus erros e os sábios aprendem com os erros dos outros. Escolha neste momento ser sábio. Que o Corona passe longe de você e que você use seus aprendizados para ajudar os outros!

Segue o passo a passo de como fortalecer seu sistema imunológico para lutar contra o Coronavírus, na verdade contra qualquer vírus. Eu sigo essas recomendações a tempos e a última vez que me lembro de estar resfriada foi em 2011, no inverno canadense, ou seja, FUNCIONA!

1. ALIMENTAÇÃO E CORONAVÍRUS

Quase nada é mais eficiente que uma boa alimentação para melhorar seu sistema imunológico. Alguns nutricionistas recomendam a ingestão de até 500g de frutas/verduras para melhorar seu sistema imune. O ideal é fracionar a ingestão de frutas 3 vezes por dia, pois a Vitamina C, que é um super antioxidante e fortalecedor do sistema imunológico, tem uma meia vida de 6 horas. Assim, se você comer uma fruta de manhã, outra à tarde e outra à noite, você terá uma boa reserva de Vitamina C para o dia todo

Abuse de laranja (prefira comer a laranja inteira, descascada na hora, ao invés de fazer suco), mexerica, kiwi, acerola, frutas vermelhas. Eu sugiro ainda que você coma essas frutas durante/após as refeições, pois muita gente, preocupada com o peso, tenta eliminar as frutas da dieta por seu alto índice glicêmico. Essa decisão não é das mais sábias, pois as frutas aportam muitos nutrientes essenciais para uma boa saúde além das fibras tão importantes para o trânsito intestinal. Para diminuirmos o índice glicêmico e a alta liberação de insulina no sangue para lidar com a frutose, a melhor maneira é ingerir a fruta junto com outros alimentos, e aí não haverá picos de insulina no seu organismo.

Verduras e legumes também são essenciais. O ideal seria ingerir de 2 a 3 tipos deles em cada refeição. Abobrinha, berinjela, pimentão, pepino, rúcula, alface, tomate, beterraba, chuchu, rabanete, repolho… o que não falta é opção. Se você almoça em restaurante por quilo, pode se dar muito bem, pois aí é mais fácil fazer boas escolhas. Se faz marmita, não se esqueça de incluí-los na quentinha e se come em restaurante a la carte, opte sempre por combinações de proteínas com legumes.

2. COMA CASTANHAS DIARIAMENTE

A mais poderosa para o sistema imunológico é a Castanha do Pará pois contém Selênio, um mineral com propriedades anti-inflamatórias e ação antioxidante, fundamental para o funcionamento do sistema imune. Uma Castanha do Pará por dia é suficiente. Se puder fazer um mix de castanhas (nozes, amêndoa, caju, pará, avelã, pistache…) e comer diariamente será ótimo. Pode ser só um pouquinho por dia, um “punhado” já fortalecerá muito seu sistema imune por conta dos minerais aportados.

3. OUTROS ALIMENTOS IMPORTANTES PARA A IMUNIDADE

Se você poder incluir alimentos fermentados na sua alimentação será ótimo, mesma coisa para os probióticos que você pode encontrar em iogurtes e kefir. Eles são super importantes para a saúde do intestino e já se sabe que o intestino e o sistema imune estão diretamente conectados, assim, faça uso deles também. Uma colher de conserva de pepino ou repolho já será relevante para seu sistema imune!

Por fim, se puder incluir orgânicos na sua dieta seria perfeito. Comprovadamente eles aportam mais nutrientes e não vêm com uma carga de pesticida que podem estar relacionada com doenças graves como o cancer.

4. DURMA BEM

Gastamos muita energia durante o dia, e precisamos de horas para que nosso organismo fique em “modo de espera” e a mágica aconteça. São milhares de processos bioquímicos acontecendo enquanto estamos dormindo, para nos ajudar a recuperar a saúde e o bem estar. Algumas dessas maravilhas só acontecem durante o sono, inclusive a recuperação do nosso sistema imune, então precisamos realmente dormir para deixar nosso exercito trabalhar. Um estudo feito pela Universidade da Califórnia, concluiu que a chance de ficar resfriado é 4,5 vezes maior para quem dorme menos de 5 horas por dia.

5. FAÇA EXERCÍCIOS

Os exercícios ajudam a aumentar a quantidade de neurotransmissores no seu organismo. Isso já te trará uma sensação de bem estar, e ajudará a lidar com essa situação tão estressante que estamos vivendo, porém ainda mais importante é saber que a atividade física, segundo as pesquisas, se realizada de forma regular e moderada, é capaz de aumentar a produção dos linfócitos que são células de defesa do organismo, também chamados de Natural Killers pois têm a função de destruir células tumorais ou infectadas por vírus. Assim, é importante termos um estoque bom de linfócitos em tempos de Coronavírus.

6. SUPLEMENTAÇÃO PARA MELHORAR A IMUNIDADE

Se você se alimentar muito bem, se exercitar com regularidade, dormir bem e meditar, possivelmente não precisará de suplementação para fortalecer o seu sistema imunológico. De qualquer forma, alguns suplementos são muito eficazes nesta luta: Omega 3 (com altas concentrações de EPA e DHA), Vitamina C, Vitamina D, Própolis, Zinco, Ferro! Procure um nutricionista e diga que quer melhorar seu sistema imune e ele te ajudará com a melhor suplementação, se for necessário.

7. POR FIM, MEDITE E NÃO ASSISTA AO NOTICIÁRIO!

Moro na Espanha e hoje, enquanto escrevo esse artigo para vocês, estou enclausurada em casa. Grávida de 6 meses, minha família e meus amigos estão tensos por saber minha situação aqui. Me enviam prints de telas com a quantidade de casos no país e estão tensos pela minha segurança. Claro que entendo a comoção e estou tomando minhas devidas precauções e duas delas é meditar regularmente para manter minha cabeça tranquila e não assistir a nenhuma notícia sobre o tema, pois tudo que eles fazem é gerar mais pânico.

Feche seus olhos e preste atenção no ar entrando e saindo das suas narinas por dois minutos, todos os dias. Isso já é meditar! Se puder, vá aumentando a “dose” diária, para 3, 4, 5, 10 minutos. Não é preciso mais nada para acalmar sua mente. Se preferir, use os aplicativos com meditações guiadas, o importante é manter a frequência diária e você verá mudanças relevantes na sua vida.

E quando ligar a televisão, coloque rapidamente um filme de final Feliz no Netflix ou uma série de comédia.

Se tiver qualquer dúvida me mande mensagem, realmente quero te ajudar a enfrentar esse momento tão difícil que nos encontramos como humanidade e tenho certeza que essas medidas irão ajudar.

#imunidade #coronavírus #coachingsaudebemestar #dicasdesaudeequalidadedevida #healthcoach

Destaques
Archive
Siga-me
  • Ícone cinza LinkedIn
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

Receba o melhor conteúdo de saúde e bem estar no seu email!

Av. Pedroso De Morais, 2.120
São Paulo, SP  - Brasil - 05420-020

Plaza Cedro, 12 - P.4

Valencia - Espanha - 46022

info@equilibrahc.com.br

Tel: (+34) 603 68 79 45 

  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon
  • Blanco Icono LinkedIn

© 2016 por Equipe EQUILIBRA Health Coach.