EQUILIBRA HC_LOGO_02_Marca d'agua branca

A importância das amizades na saúde

 

Às vezes fico pensando o que seria de mim sem meus amigos... Nesses anos de vida consegui conquistar amigos de várias “categorias”: executivos, hippies, jovens, maduros, homens, mulheres, sábios, pessoas com menos estudos… e o valor de cada uma delas para mim é inestimável.

 

Realmente acredito que a coisa mais importante na vida é cultivar amigos. Eles podem vir já da sua família, pois ser da família não significa ser seu amigo. Mas você pode não ter uma boa família (que por sorte realmente não é o meu caso), você pode ser filho único e não ter muitas pessoas da família com quem se relacionar, mas você tem o poder e a opção de desenvolver relações duradouras que irão te acompanhar para a vida toda com pessoas da sua família ou não.

 

Às vezes um amigo ou outro some, dá aquele vazio por que você estava acostumado a interagir com ele com frequência, mas outro vem e ocupa o espaço e quando você encontra com aquele sumido é como se vocês tivessem se encontrado ontem.

 

Acredito que o mais importante nas amizades é o suporte que damos e que recebemos, simplesmente por amor. Eu já tive muita ajuda de muito amigo, em momentos difíceis dos mais diversos. Lembro das palavras de carinho, ou de uma atitude que somente um amigo que te ama muito faria por você e sou grata a cada situação dessa e percebo que minha vida é realmente muito melhor por saber que eu posso contar com essas pessoas e que posso me doar a elas também. Torna-se uma corrente do bem, uma relação de troca benéfica a todos e isso enche nossa vida de brilho.

 

A antropóloga Mirian Goldenberg fez um estudo com chamado Corpo, Envelhecimento e Felicidade com 5.000 homens e mulheres de 18 a 96 anos e atualmente ela pesquisa somente aqueles que já passaram dos 90 anos. Ela diz que pesquisas realizadas por economistas em 80 países com mais de 2 milhões de pessoas descobriram um padrão constante: as pessoas mais jovens e as mais mais velhas são as mais felizes. As pessoas mais velhas, se tiverem boa saúde, estabilidade financeira e emocional podem se sentir tão felizes quanto as mais jovens. Por isso que a maioria das pessoas têm memórias incríveis dos avós. Mirian constatou ainda em seu estudo que as pessoas mais felizes são as que tem bons amigos. Aqueles que estão dispostos a cuidar, escutar, conversar, levar ao médico, que telefonam com frequência. 

 

Então para manter a sua felicidade e sua saúde, conserve suas amizades. Perdoe, se dedique, valorize. Faça pelos seus amigos o que você gostaria que eles fizessem por você e tenha certeza que você viverá muito mais feliz e terá uma saúde muito melhor pois sua saúde emocional estará ótima ao redor de pessoas queridas.


 

Please reload

Destaques

ABUNDÂNCIA: Como viver constantemente neste estado

April 16, 2019

1/5
Please reload

Archive
Please reload

Siga-me
  • Ícone cinza LinkedIn
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

Receba o melhor conteúdo de saúde e bem estar no seu email!

Av. Pedroso De Morais, 2.120
São Paulo, SP  - Brasil - 05420-020

Plaza Cedro, 12 - P.4

Valencia - Espanha - 46022

info@equilibrahc.com.br

Tel: (+34) 603 68 79 45 

  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon
  • Blanco Icono LinkedIn

© 2016 por Equipe EQUILIBRA Health Coach.