top of page
EQUILIBRA HC_LOGO_02_Marca d'agua branca

Meditação e o poder de transformar sua vida


meditação, health coach, fabi bernabe, equilibra health coach

Meditar está cada dia mais na moda, existem aplicativos, salas especiais em grandes corporações, aulas particulares para aprender a meditar, mas na prática você conhece os benefícios para a sua saúde física, mental e emocional?

Resolvi te convidar para uma viagem ao mundo da meditação para, aos poucos, você entender como essa atividade tão simples, e tão desafiadora ao mesmo tempo, pode transformar sua vida!

Um pouco da minha história com a meditação

Eu conheci a meditação na Índia, no começo de 2013, quando estava viajando pelo mundo em um período sabático. Trabalhava insanamente desde os 16 anos de idade e quando fui chegando perto dos 35 resolvi tirar um tempo só para mim. Me planejei, financeiramente, mentalmente e emocionalmente para essa jornada e em julho de 2012 fui rumo a esse novo capítulo da minha história. Digo sempre que tirar esse período sabático foi a melhor decisão que eu tomei na vida: Tive certeza que a essência das pessoas é boa, tive certeza que podemos viver uma vida incrível e tive certeza também que eu nunca mais seria a mesma pessoa depois de conhecer a meditação mais a fundo.

Depois de 6 meses viajando por aí, eu fui parar em um centro de meditação Vipassana, em Igatpuri na Índia. Sem ter muita certeza do que eu estava fazendo e qual seria o resultado, passei muitos dias meditando das 5am às 9pm. Tive crises de ansiedade, enfrentei medos e saí de lá com outra visão da vida. A visão de que, se quisermos, podemos nos manter em equilíbrio independente do que esteja acontecendo ao nosso redor.

Mais um pouco de história, agora sobre a meditação

A meditação tem origem no Budismo, porém quase todas as práticas religiosas do oriente tem algum tipo de meditação associada. Ao longo do tempo, a meditação se dissociou da religião pois observou-se que ela poderia trazer benefícios para todas as pessoas, religiosas ou não, pois meditar ajuda a entrar em um estado mental de concentração no presente sem julgar os pensamentos que inevitavelmente surjam.

Ajuda também a manter a mente equilibrada mesmo quando coisas muito difíceis acontecem ou ainda quando pequenas situações do dia a dia nos tirariam do sério sem a prática meditativa constante. Textos orientais consideram a meditação como instrumento que leva em direção à libertação, pois se você consegue se manter em equilíbrio, independente dos acontecimento, você estará se libertando de qualquer desconforto ou apego.

Apesar de ser uma prática milenar, a meditação ganhou força no ocidente na década de 70, quando, em 1979, o médico Jon Kabat-Zinn desenvolveu um programa para reduzir o estresse baseado na prática na Universidade de Massachusetts, nos Estados Unidos. O método também foi estudado na Universidade de Oxford, na Inglaterra e foi considerado o avanço científico que permitiu a disseminação da meditação. Desde setembro de 2015, a meditação passou a ser oferecida pelo programa de extensão da USP, em parceria com o SUS no centro Brasileiro de Mindfulness e promoção da saúde, trazendo à luz o que a ciência confirmou após anos de estudo: A meditação pode ser benéfica para todos!

Outro campo de estudo muito importante da meditação é o mundo corporativo. Algumas grandes empresas já têm até salas de meditação para os funcionários pois claramente meditar tem se demonstrado uma ferramenta poderosa para garantir qualidade de vida e evitar o burnout que é uma explosão de estresse devido a questões de trabalho.

Os principais benefícios da meditação

Eu poderia passar horas escrevendo sobre isso, mas resolvi elencar os 10 principais benefícios para você se convencer de começar a meditar hoje mesmo!

  • Meditadores regulares são mais felizes que a média das pessoas (1)

  • Tem um impacto positivo na saúde, uma vez que emoções positivas estão associadas a vidas longas e saudáveis (2)

  • Ansiedade, depressão e irritabilidade diminuem com sessões regulares (3)

  • A memória melhora, as reações aceleram e a resistência física e mental aumenta (4)

  • Meditadores regulares têm relacionamentos melhores e mais gratificantes (5)

  • A prática da meditação reduz os principais indicadores de estresse crônico, incluindo hipertensão (6)

  • A meditação também é eficaz na redução do impacto de doenças graves, como dor crônica (7) e câncer (8), bem como no combate à dependência de drogas e álcool (9)

  • Pesquisas indicam que fortalece o sistema imunológico, ajudando a combater doenças em geral (10)

Todos esses benefícios estão comprovados por estudos científicos e mostram que a meditação pode ser benéfica em qualquer área da vida, desde gerenciar melhor temas do dia a dia até lidar com questões mais pesadas de vícios e doenças graves! Agora a pergunta é… por onde começar?

Como começar a meditar

Na prática do Health Coach, recomendo a meditação em praticamente 100% dos casos. No nosso programa online, o My Best Me, temos até um módulo para ensinar a meditar e a se conectar de forma mais profunda com você, não deixando o mundo externo te impactar.

Para muitos, quando se fala a palavra meditação, já surge uma ansiedade ou um medo de não conseguir. A regra básica é muito fácil e com ela você já pode se considerar um meditador: Pare por alguns segundos, sente-se de maneira confortável, feche os olhos e preste atenção na sua respiração. Só isso!

O grande ensinamento dessa técnica é nos conectarmos com o momento presente. Quando somos capazes de fazer isso, somos capazes de não sofrer, nem remoer o que passou, nem nos preocupar com o que ainda está por vir! É poderoso e libertador. Após conseguir realizar essa prática, você pode começar a tentar prestar 100% de atenção em tudo que está fazendo: tomar banho, comer, se trocar!

Estar por inteiro nas situações e ter certeza que hoje, você tem tudo que precisa para viver bem e quando olha para trás é capaz de ver que coisas difíceis aconteceram, e você superou, acalmará a sua mente e você entrará em um estado de constante agradecimento, sem sentir necessidade de se preocupar com nada!

Como manter na rotina

Minha maior recomendação é COMECE! Comece aos poucos, mas comece e faça todos os dias. É melhor meditar 2 minuto por dia, do que 15 minutos uma vez na semana, pois a constância é essencial para se beneficiar da prática.

Uma dica importante é colocar um timer, pois quando fechamos os olhos, muitas vezes perdemos a noção do tempo e podemos ficar ansiosos por não saber se os 2 minutos já passaram, e tudo que não queremos é gerar ansiedade com a meditação.

Outra sugestão é escolher um horário fixo, pois isso facilita incluir na rotina. Eu realmente acredito que o melhor horário é assim que acordamos, pois ainda não fomos engolidos pelas rotina do dia a dia. Se você esperar ir no banheiro, tomar banho e o café da manhã para então meditar a chance de você não conseguir 2 minutos livres é muito grande, assim, eu sempre recomendo que para começar, o melhor é abrir os olhos e sentar na cama com seu timer ativo e se conectar com sua respiração. Lembre-se que o ponto é observar a respiração e não controlá-la pois o objetivo é que você se torne um observador da sua mente!

Não se preocupe em aumentar o tempo, preocupe-se em fazer todos os dias. Assim que a prática for internalizada pelo seu sistema, automaticamente você sentirá que é hora de aumentar o tempo e fará com naturalidade.

Não desanime se não conseguir: é muito normal passar os dois minutos pensando em tudo, e não conseguir se conectar com a respiração. Se isso acontecer com você, não desista! Isso acontece com praticamente todas as pessoas quando começam a meditar, pois a sua mente não entende o que você está tentando fazer e o quanto será benéfico para você e para ela, então ela tenta fazer o que sabe… pensar! Não lute com sua mente, seja gentil com os pensamentos, deixe-os virem e irem sem atrito, e então foque novamente na sua respiração. Contar as respirações, muitas vezes também ajuda pois assim sua mente se sente ocupada de alguma forma e para de lutar.

De verdade se eu tivesse somente uma sugestão para dar para você na vida, seria: MEDITE! A meditação transformou a minha vida e a de muitos clientes da Equilibra Health Coach e tenho certeza que poderá fazer o mesmo por você!

Referências:

  1. Ivanowski, B & Malhi, G.S. (2007), “The psychological and neurophysiological concomitants of mindfulness forms of meditation”Acta Neuropsychiatrica, 19, pp. 76-91; Shapiro, S.L., Oman, D., Thoresen, C.E., Plante, T.G. & Flinders, T. (2008), “Cultivating mindfulness: effects on well-being”. Journal of Clinical Psychology, 64(7), pp. 840-862; Shapiro, S.L., Schwartz, G.E. & Bonner, G. (1998), “Effects of mindfulness-based stress reduction on medical and premedical students”, Journal of Behavioral Medicine, 21, pp. 581-599

  2. Fredrickson, B.L. &Joiner, T (2002), “Positive emotions trigger upward spirals toward emotional well-being”Psychological Sciences, 13, pp. 172-175; Fredrickson, B.L. & Levenson, R.W. (1998), “Positive emotions speed recovery from the cardiovascular sequelae of negative emotions”, Cognition and Emotion, 12, pp. 191-220; Tugade, M.M. & Fredrickson, B.L. (2004), “Resilienct individuals use positive emotions to bounce back from negative emotional experiences”, Journal of Personality and Social Psychology, 86, pp. 320-333.

  3. Baer, R.A., Smith, G.T., Hopkins, J., Kreitemeyer, J. & Toney, L. (2006), “Using self-report assessment methods to explore facets of mindfulness”, Assessment, 13, pp. 27-45.

  4. Jha, A., et al. (2007), “Mindfulness training modifies subsystems of attention”, Cognitive Affective and Behavioral Neuroscience, 7, pp. 109-119; Tang, Y.Y., Ma, Y, Wang, J. Fan, Y., Feng, S., Lu, Q., et al. (2007), “Short-Term meditation training improves attention and self-regulation”, Proceedings of the National Academy of Sciences (US), 104(43), pp. 17.152-17.156, McCracken, L.M. & Yanf, S.-Y.(2008), “A contextual cognitive-behavioral analysis of rehabilitation workers’health and well-being: Influences of acceptance, mindfulness and values-based action”, Rehabilitation Psychology, 53, pp. 479-485; Ortner, C.N.M., Kilner, S.J.&Zelazo, P.D. (2007), “Mindfulness meditation and Emotion, 31, pp. 271-283; Brefczynski-Lewis, J. A., Lutz, A., Schaefer, H.S., Levinson, D. B. & Davidson, R. J. (2007), “Neutral correlates of attentional expertise in long-term meditation practitioners”, Proceedings of the National Academy of Sciences (US), 104 (27), pp. 11.843-11.488

  5. Hick, S.F., Segal, Z.V. & Bien, T., Mindfullness and the Therapeutic Relationship (Guilford Press, 2008)

  6. Ver Low, C.A., Stanton, A.L. & Bower, J.E. (2008), “Effects of acceptance-oriented versus evaluative emotional processing on heart rate recovery and habituation”, Emotion, 8, pp. 419-424

  7. Kabat-Zinn, J. Lipworth, L. Burncy, R. & Sellers, W. (1986), “Four-year follow-up of a meditation-based program of the self-regulation of chronic pain: Treatment outcomes and compliance, The Clinical Journal of Pain, 2(3), p. 159; Morone, N.E., Greco, C.M. & Weiner, D.K. (2008), “Mindfulness meditation for the treatment of chronic low back pain in older adults: A randomized controlled pilot study”, Pain, 134(3), pp. 310-319; Grant, J.A. & Rainville, P. (2009), “Pain sensitivitu and analgesic effects of mindful states in zen meditations: A cross-sectional study”, Psychosomatic Medicine, 71 (1), pp. 106-114

  8. Speca, M., Carlson, L.E.m Goodey, E.& Angen, M. (2000), “A randomized, wait-list controlled trail: the effect of a mindfulness meditation-based stress reduction program on mood and symptoms of stress in cancer out-patients”, Psychosomatic Medicine, 62, pp. 613-622

  9. Bowen, S., el al. (2006), “Mindfulness Meditation and Substance Use in an Incarcerated Population,”, “Psychology of Addictive Behaviors, 20, pp. 343-347

  10. Davidson, R. J., Kabat-Zinn, J., Schumacher, J. Rosenkranz, M., Muller, D., Santorelli, S.F., Urbanowski, F., Harrington, A., Bouns, K &Sheridan, J.F. (2003), “Alterations in brain and immune function produced bu mindfulness meditation”, Psychosomatic Medicine, 65, pp. 567 – 570.

#healthcoach #fabihealthcoach #coachingdevida #lifecoach #qualidadedevida #estresse #meditação

Destaques
Siga-me
  • Ícone cinza LinkedIn
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

Receba o melhor conteúdo de saúde e bem estar no seu email!

bottom of page