EQUILIBRA HC_LOGO_02_Marca d'agua branca

Como emagrecer sem fazer dieta, em 3 passos

 

Emagrecimento é uma questão que impacta mais da metade da população brasileira. Segundo a pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para doenças crônicas (Vigitel), feita em 2018, 55% da população está acima do peso. A obesidade cresceu mais de 80% entre 2011 a 2018, apresentando os maiores índices de crescimento entre mulheres de 25 a 44 anos. Segundo a vigilância sanitária, o aumento da obesidade se dá ao aumento de consumo de alimentos ultraprocessados, de alto teor de gordura e açúcar.

 

Eu realmente entendo que esse é um grande motivo pelo qual as pessoas estão engordando, porém arrisco a dizer que não é o único motivo. Digo ainda que, o que devemos realmente pesquisar é o motivo pelo qual as pessoas, principalmente as mulheres, têm tido esse tipo de alimentação. Para mim é uma combinação de fatores: Primeiro nos sentimos muito mais culpadas que os homens e nos cobramos muito mais, para ser a mulher perfeita, a profissional perfeita, a amiga perfeita, a filha perfeita, a esposa perfeita, a mãe perfeita… Infelizmente, ainda vivemos em um mundo com desigualdade de gêneros e seguimos tendo que nos provar o tempo todo. Entre outros motivos, isso gera um mega estresse, e para mim esse é o grande ponto. Escrevi um post sobre como o emagrecimento está diretamente ligado com o seu nível de estresse e agora quero te mostrar como emagrecer sem fazer dieta, seguindo os 3 passos abaixo.

 

1 - Trabalhe para gerenciar melhor o estresse

 

Como olhamos para o lado e vemos todo mundo sempre na maior correria, acreditamos que esse é o modus operandis da vida moderna, e seguimos sem achar que precisamos fazer alterações na nossa rotina, mas não é verdade. O primeiro passo é aceitar que você não precisa (e não deve) viver nessa correria. Que você pode ter uma vida mais tranquila e organizada e isso contribuirá muito para que o seu estresse diminua. Minhas duas grandes dicas são:

 

  • Organize sua vida profissional: Seu trabalho e sua carreira são realmente muito importantes, mas as vezes deixamos eles tomarem proporções maiores do que deveriam e isso impacta no nosso equilíbrio e no nosso bem estar. Neste post te dou 4 estratégias para ser mais produtiva e liberar tempo para você. Muitas mulheres que já concluíram o My Best Me, o programa de transformação da saúde da Equilibra Health Coach, seguiram essas e outras estratégias, e conseguiram ressignificar sua relação com o trabalho e organizar a vida para encaixar tudo que gostariam e não conseguiam.

 

  • Medite: Eu descobri a meditação há 7 anos e isso transformou minha vida. Digo sempre que é fácil ser monge no monastério, difícil mesmo é manter um olhar de observador e não se envolver com as emoções do dia a dia e acabar se estressando, assim, usar a meditação para te ajudar nesse caos do dia a dia é essencial. Parece mais difícil do que é, pois hoje existem tantas opções que nos perdemos. O princípio básico da meditação é manter sua cabeça e sua energia no momento presente e a forma mais eficaz e fácil de fazer isso é prestando atenção na sua respiração. Reserve 2 minutos no seu dia, sente-se confortavelmente, feche os olhos e observe o ar entrando e saindo das suas narinas. Só isso! Isso é meditar! Vejo que funciona muito bem para a grande maioria das pessoas, acordar, nem levantar da cama e já fazer esse ritual, pois assim, seu dia ainda não começou e você não será “engolida” por ele, porém faça quando achar que deve, o ponto é: Fazer todos os dias!!!! Isso irá fazer a sua mente aos poucos se acalmar e perceber que tudo tem solução apesar de muitas vezes não parecer.

 

=> Dica 1: Coloque um timer no seu celular para te avisar quando terminarem os 2 minutos pois depois que fechamos os olhos perdemos a percepção do tempo passando e isso pode gerar ansiedade. 

=> Dica 2: O começo pode ser difícil e parecer que meditar não é a sua. Não se dê por vencida! Se vierem pensamentos, não se irrite, deixe-os passar e siga focando na respiração. Conforme for ficando mais fácil, vá aumentando a quantidade de minutos, pois quanto mais você fizer, menos estressada estará.

 

2 - Cuide do seu intestino

 

No post que escrevi sobre estresse e emagrecimento falei bastante de duas questões físicas que podem impactar bastante na sua saúde e gerar mais estresse: A disbiose e a Permeabilidade intestinal. As principais causas desses dois problemas intestinais são:

 

  • Presença de metais pesados no seu organismo, tais como chumbo, mercúrio e alumínio que estão presentes, respectivamente em batom, peixe de mar e café de cápsula ou papel alumínio no forno. Tente evitar contato com esses metais para não comprometer sua saúde.

  • Conservantes químicos, corantes e acidulantes que estão sempre presentes em alimentos industrializados

  • Agrotóxicos presentes em plantações de frutas, verduras, cereais e leguminosas não orgânicas

  • Medicamentos de uso frequente: Analgésicos, anti-inflamatórios, anticoncepcionais, corticóides, antibióticos

  • Intolerância e alergia alimentar: Glúten, lactose, etc.

  • Parasitas

  • Radicais livres em excesso

 

3 - Aproveite e confie que você merece o melhor

 

Essa é uma ficha que me caiu a pouco tempo. Vivemos em uma sociedade que nos incita a querer sempre mais, baseada na escassez, ou seja, nunca, nada está bom. Querem que achemos que precisamos de mais mais e mais para sermos felizes e completos e por outro lado viemos de uma instituição religiosa que nos faz pensar que temos que temer e que as pessoas que tem muito, não são boas nem honestas. Todas essas mensagens controversas nos fazem ficar confusas e muitas vezes não nos acharmos merecedoras das nossas virtudes, das nossas graças, das nossas conquistas. Então, de hoje em diante quando você começar a meditar, enquanto estiver observando sua respiração, comece a repetir um mantra: “Eu sou um ser abundante! Eu sou um ser merecedor do melhor!” repetir essas frases farão com que seu cérebro comece a conectar com essa energia e você se sinta mais em paz em aproveitar a vida (quando já está com tudo em dia, mas ainda se sente devendo) e mais merecedora e agradecida por tudo que tem.

 

Ter um estilo de vida saudável, manter a cabeça e as emoções em equilíbrio, comer alimentos o mais “in natura” possível, fazer exercícios com frequência e dormir bem, fazem todo o serviço para você! Por isso que não adianta seguir uma dieta super restritiva ou se matar na academia, isso muitas vezes, gera ainda mais estresse e o seu emagrecimento não acontecer. Minha dica é: Comece pela organização da vida profissional, pois levar uma vida organizada, com tempo para você faz com que você consiga viabilizar as outras coisas (comer bem, dormir bem, se sentir merecedora). Essa é a fórmula de uma gestão de peso saudável e feliz. Se você seguir essas orientações, a chance de você chegar, e se manter em um peso adequado, é muito maior que com ações radicais e pontuais. Acredite em mim, eu sou prova viva disso e as clientes da Equilibra Health Coach também.

 

Please reload

Destaques

ABUNDÂNCIA: Como viver constantemente neste estado

April 16, 2019

1/5
Please reload

Archive
Please reload

Siga-me
  • Ícone cinza LinkedIn
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

Receba o melhor conteúdo de saúde e bem estar no seu email!

Av. Pedroso De Morais, 2.120
São Paulo, SP  - Brasil - 05420-020

Plaza Cedro, 12 - P.4

Valencia - Espanha - 46022

info@equilibrahc.com.br

Tel: (+34) 603 68 79 45 

  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon
  • Blanco Icono LinkedIn

© 2016 por Equipe EQUILIBRA Health Coach.