EQUILIBRA HC_LOGO_02_Marca d'agua branca

Aumente sua produtividade e libere tempo para você

 

O dia tem 24h, para todo mundo! Mas parece que tem gente que consegue mais horas e está sempre com tudo em dia. Sempre arrumada, casa em ordem, eficaz no trabalho, relacionamentos bem nutridos…. O grande segredo de conseguir dar conta da sua rotina e não se sentir engolida pelo tempo e pelas horas é se organizar e aceitar que você é um ser humano e imperfeito. Todos nós, até os mais compromissados, podemos dar conta de tudo, se decidirmos que assim será.

 

Decidi compartilhar um conjunto de técnicas que aplico no My Best Me, o meu programa de Transformação da Saúde, para que você comece hoje ser mais produtiva, libere tempo, consiga cuidar de você, da sua saúde, das suas relações e curtir tudo que construiu até agora… Ou seja, viver a vida que até hoje, só viu nos filmes de Hollywood!

 

 

Saiba diferenciar Eficácia de Eficiência

 

Eficácia é a capacidade de fazer as coisas necessárias para te deixar mais próxima dos seus objetivos. Por outro lado, eficiência é a capacidade de fazer determinada tarefa (importante ou não) da forma mais econômica possível. Mesmo que seja algo sem importância, você pode fazer com eficiência. Lembre-se sempre:

 

  • Fazer bem alguma coisa não importante, não a torna importante.

  • Levar muito tempo para executar uma tarefa, não a torna importante.

  • Eficiência é importante, mas totalmente inútil, a menos que seja aplicada às coisas certas.

 

Muitas vezes nos confundimos com os dois conceitos e passamos ter um grande preciosismo para fazer coisas que não nos levarão a lugar nenhum. Reflita sobre o seu dia a dia de trabalho, e pense se não tem várias coisas que você poderia aplicar a Lei de Parkinson que diz que uma tarefa aumentará de importância e de complexidade, na sua percepção, de acordo com o tempo que você tem disponível para realizá-la. Pense quando você tem 1 mês para para entregar um projeto no trabalho e quando você só tem um dia, quando temos muito tempo “douramos a pílula”, criamos complexidade e somos pouco produtivos. Por outro lado quando temos menos tempo, nosso cérebro se torna super focado e produtivo e colocamos energia e atenção onde realmente importa. Avalie seus projetos, verifique o que é realmente importante e trabalhe como se você só tivesse hoje para se dedicar a eles. 

 

 

Planeje seu dia e não seja multitarefa

 

Uma orientação muito simples sobre produtividade que dou no My Best Me, mas que muda a vida das pessoas, é planejar o seu dia na noite anterior. Quando estamos planejando com tempo, somos capazes de ter um olhar mais equilibrado e honesto do que realmente importa, isso nos levará a um novo patamar de produtividade e aonde queremos chegar. Defina 3, no máximo 4 metas para o seu dia seguinte e, se possível, comece seu dia por elas pois quando você chegar ao final, terá uma grande sensação de bem estar e de dever cumprido. Se não puder começar por elas, não tem problema, mas pense que completá-las hoje fará com que você seja comprometida com sua palavra.

 

Outra dica importante, é não ser multitarefa. Seu cérebro leva alguns segundos até se concentrar de novo, quando você se distrai com um novo email, uma mensagem no celular, ou uma ligação inesperada. Quando tiver focando no seu projeto importante, não mude de tela, vire seu celular para baixo e não atenda ligações. Foque no que você decidiu focar e termine antes de começar uma atividade nova.

 

 

Defina horários, trabalhe 50 e descanse 10

 

Uma técnica que me ajuda muito no dia a dia (e nos dias que eu a aplico sou a rainha da produtividade) é definir horário para executar minhas metas do dia. Com isso tenho uma visão melhor do que realmente cabe no meu dia, sou mais realista e me sinto desafiada a cumprir a tarefa no horário estipulado, o que faz com que minha produtividade aumente ainda mais.

 

Para te auxiliar a conseguir focar no que realmente precisa, divida o tempo em slots e trabalhe focada e sem parar por 50 minutos e então descanse 10 minutos, onde você poderá olhar seu celular, ir no banheiro, tomar uma água e conversar uns minutos com um colega e então, comece tudo de novo!

 

 

Você não é médica de pronto socorro

 

Temos a tendência de achar que tudo tem que ser feito hoje, neste momento! O projeto do trabalho, a vida saudável, os compromissos dos filhos… Incluímos milhões de atividades na agenda na esperança de conseguir correr de um compromisso a outro e terminar o dia com o “check” em todas elas. Acredite, como Pareto já havia previsto, 80% do seu resultado é produzido por 20% da sua ocupação, assim, praticamente 80% do que você coloca na sua agenda poderia ficar para depois, ou não ser feito. Não estou te incentivando a procrastinar, mas sim a priorizar. Quem prioriza tudo, não prioriza nada, e aí a sensação de falta de produtividade nos invade. Reflita sobre a importância e a urgência das coisas que você incluiu no seu dia de hoje e veja se realmente se você só a parte que gera resultado, se a sua vida não mudará.

 

Aplique essas técnicas no seu dia a dia de trabalho e tenho certeza que sua produtividade aumentará muito! Quem sabe você fique tão bem vista que consiga negociar com seu chefe, sócio, ou com você mesma, de sair mais cedo ou trabalhar de casa um dia na semana? Já vi isso acontecendo, mais de uma vez...

 

 

 

Please reload

Destaques

ABUNDÂNCIA: Como viver constantemente neste estado

April 16, 2019

1/5
Please reload

Archive
Please reload

Siga-me
  • Ícone cinza LinkedIn
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

Receba o melhor conteúdo de saúde e bem estar no seu email!

Av. Pedroso De Morais, 2.120
São Paulo, SP  - Brasil - 05420-020

Plaza Cedro, 12 - P.4

Valencia - Espanha - 46022

info@equilibrahc.com.br

Tel: (+34) 603 68 79 45 

  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon
  • Blanco Icono LinkedIn

© 2016 por Equipe EQUILIBRA Health Coach.