EQUILIBRA HC_LOGO_02_Marca d'agua branca

NOVAS FORMAS DE TRABALHO: Você já pensou o quão incrível pode ser sua vida nos próximos 10 anos?

 

 

Hoje quero falar sobre novas formas de trabalho, mas antes disso, preciso te contar uma história pessoal! Me separei em 2008 do meu primeiro marido, muita gente não sabe que fui casada antes e quem sabe nunca teve nenhuma reação extremada, por quê? Na minha opinião, porque a geração dos nossos pais (“nós” somos as pessoas que estão nos late 30 e nos mid 40) nos libertou da obrigação de enxergar casamentos ruins como nosso único e inevitável destino.

 

Fui separada por muitos anos e nunca me senti discriminada ou julgada pela minha escolha de terminar um casamento que chegou ao fim e foi muito bom ter a sensação de que eu posso fazer o que quiser com minha vida pessoal que ninguém me colocará uma etiqueta que nunca mais me livrarei. Acredito realmente que essa “liberdade” foi conquistada pela geração anterior à minha, que saiu do desquite e chegou ao divórcio e que aceitou que o fim de um casamento ruim não é o fim do mundo, se não somente o fim de um casamento ruim.

 

 

Antes foi o casamento, agora é o trabalho

 

Minha análise começou por aí para traçar um paralelo com a vida profissional. Eu acredito que a minha geração está libertando a próxima de um trabalho ruim. Começamos, aos poucos, a não aceitar mais coisas que não fazem sentido para nós, que não nos conectam com nossa essência e não nos permitem viver nosso propósito. O movimento começou tímido e tem ganhado cada vez mais força, não é à toa que você começou a ver tanta gente dando uma guinada na vida profissional e procurando novas formas de trabalho. Estamos cada vez mais confiantes, corajosos e preparados para repensar a carreira e fazer o que realmente queremos e vejo o impacto disso na nova geração que está cada vez menos suscetível a salários astronômicos em lugares que não geram conexão. O medo de perder o emprego entre os jovens está cada vez menor e quantos deles já começaram a carreira empreendendo, não por falta de opção, mas sim por pura opção.

 

Sei que ainda há um longo caminho pela frente, principalmente para quem já construiu uma carreira bem-sucedida e tem bastante dificuldade (por motivos óbvios) de tirar as algemas de ouro como bem retratou uma amiga outro dia, falando da estratégia das grandes corporações para segurar seus talentos. É difícil olhar para frente e enxergar um horizonte novo, cheio de incertezas e dúvidas, porém trata-se de um Universo cheio de oportunidades e experiência também, tudo depende como decidimos encarar. O ponto é pensar em novas formas de trabalho que realmente te interessem.

 

 

Qual o futuro do trabalho?

 

Joseph Teperman em sua palestra sobre o futuro do trabalho, já disse que a tecnologia é uma máquina de destruir trabalho. Muitos trabalhos atuais, desde cirurgiões até chefs de cozinha, já estão sendo auxiliados, ou até substituídos por máquinas. Por outro lado, a tecnologia é capaz de fazer com que tantos outros trabalhos existam. Você já ouviu falar de Nômades Digitais? Pessoas que estão aí pelo mundo com o seu computador (ou somente o seu smartphone) trabalhando de onde tiver uma conexão com a internet. Trabalhos como Analista de Bigdata, Motorista de Uber e Gerente de Mídias Sociais eram impensáveis a uma década.

 

Segundo Teperman, algumas profissões que estarão em alta nos próximos anos não tinham rastro até pouquíssimo tempo atrás: Conselheiro de Aposentadoria (iremos viver bastante e precisamos saber como nos organizar financeiramente para isso), Compositor de Experiências (o airbnb já tem feito isso bem! Além de alugar um lugar para ficar, você pode viver uma experiência incrível em muitas cidades do mundo), Personal Health Coach (cada vez temos acesso a mais informações sobre nossa saúde e usá-las ao nosso favor será essencial. Mais importante que isso será como manter em equilíbrio nossa saúde física, mental e emocional com tantas mudanças nos impactando).

 

 

Por onde começar

 

Minha sugestão aqui é que você não se deixe levar pelo convencional. O mundo não é mais feito somente de engenheiros e médicos, nem todo mundo passa 9 horas diárias no escritório e para ser produtivo e gerar resultados você não precisa trabalhar necessariamente de segunda a sexta. Parece difícil pensar em algo tão fora da caixa, mas não encare com ansiedade.

 

O importante é passar pelo processo, identificar o que você gosta de fazer e aceitar que hoje tudo pode ser muito diferente do conhecido, mas melhor; assim como nossas avós não poderiam imaginar que atualmente 50% dos casamentos acabariam em divórcio e que ainda assim as pessoas estariam mais felizes e as crianças bem assessoradas. Acesse o que você tem de mais incrível, olhe para dentro de você e deixe aflorar o que realmente você gostaria de fazer nos próximos anos e antes de tomar qualquer atitude, PLANEJE, muito bem planejado.

 

Digo isso por uma questão de saúde pois se você não está feliz onde está, e não fizer nada a respeito, a conta pode sair alta. Agora se você encarar a questão como uma grande oportunidade e se planejar o resultado pode ser bem positivo e você encontrará sua nova forma de trabalho e satisfação pessoal.  

 

Please reload

Destaques

ABUNDÂNCIA: Como viver constantemente neste estado

April 16, 2019

1/5
Please reload

Archive
Please reload

Siga-me
  • Ícone cinza LinkedIn
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

Receba o melhor conteúdo de saúde e bem estar no seu email!

Av. Pedroso De Morais, 2.120
São Paulo, SP  - Brasil - 05420-020

Plaza Cedro, 12 - P.4

Valencia - Espanha - 46022

info@equilibrahc.com.br

Tel: (+34) 603 68 79 45 

  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon
  • Blanco Icono LinkedIn

© 2016 por Equipe EQUILIBRA Health Coach.