EQUILIBRA HC_LOGO_02_Marca d'agua branca

MUDANÇA DE CARREIRA: Quais foram os meus passos

 

 

Muitas pessoas me perguntam como eu fiz minha mudança de carreira na prática! Quais foram os passos que dei e como cheguei à conclusão do que eu queria fazer, e acima de tudo, como faria uma mudança de carreira sem ter impactos financeiros, então resolvi contar um pouco mais dessa história para os interessados!

 

 

Como minha mudança de carreira começou

 

O início do processo foi em 2012 quando eu decidi tirar um ano sabático, e repensar a minha vida, pois sabia que queria mudar, mas não sabia o que exatamente queria fazer da vida. Porém, quando paro para pensar nisso, vejo que desde sempre tive uma insatisfação com o trabalho, pois nunca fiz algo que estivesse conectado com minha essência, com o que eu realmente queria fazer da vida. Me sentia também muito cansada, pois já trabalhava há uns 18 anos sem parar, sem férias de mais de 15 dias e com um ritmo alucinante. Foi uma amiga que me deu essa ideia (de tirar um ano sabático e repensar a vida) quando tentava encontrar comigo e nunca conseguia... Eu achei um absurdo no começo mas fui amadurecendo a ideia até que decidi realmente levar essa ideia à sério e comecei o planejamento!

 

Primeiro de tudo resolvi fazer terapia e descobrir se eu estava fugindo de uma situação que não gostava ou se estava realmente querendo encontrar algo e tive certeza da segunda opção, queria fazer uma mudança de carreira, de vida, e tinha que ter tempo para respirar e investigar melhor o que eu queria, e para isso precisava de dinheiro. Me sustento desde os 17 anos e sempre tive um papel ativo na família em termos financeiros, então tinha que pensar muito e me planejar direitinho para conseguir fazer essa... loucura!

 

 

Como me planejei financeiramente

 

Passei um ano focada! Meu primeiro passo foi anotar todas as minhas despesas e ver o que eu poderia cortar e quanto dinheiro eu poderia guardar. Segui o plano à risca e no final deste ano, tinha dinheiro (contando com a rescisão, já que pediria demissão do meu trabalho) para viajar um ano e para passar um segundo ano procurando emprego pois todos me diziam que eu teria muitas dificuldades em encontrar um novo trabalho na volta.

 

 

As surpresas que o Universo traz!

 

Quando pedi demissão e disse para os meus chefes que queria repensar a vida, tive uma grata surpresa! Eles me ofereceram uma licença não remunerada, o que significava que enquanto estivesse fora não ganharia salário, mas teria garantia de emprego na volta. Em um primeiro momento titubeei, pois não queria ter a obrigação de voltar pois não sabia qual seria a conclusão dessa jornada, mas no fim aceitei, pois, saber que não teria que passar um ano procurando emprego fazia com que minha viagem mudasse bem. Por exemplo, eu queria fazer uma formação em gastronomia na Itália e não ia fazer pois era cara e com essa notícia a gastronomia foi viabilizada. Então basicamente eu fui estudar culinária na Itália, e meditação e ayurveda da Índia e de quebra passei por mais 13 países entre eles Japão, Austrália e Vietnam. Foi a melhor decisão da minha vida até hoje, a experiência mais surreal e interessante que já passei e levarei comigo para sempre.

 

Isso me fez pensar que quando arcamos com a consequência dos nossos atos, ou seja, quando decidimos algo realmente de coração, as coisas vão se encaixando e o melhor acontece. Eu ia tirar um ano sabático para, entre outras coisas, repensar a carreira e ainda assim recebi o melhor do Universo através da oferta dos meus chefes! Nunca esperei que isso pudesse acontecer pois trabalhava nessa empresa há somente 1 ano, mas veio e eu agradeci e segui.

 

 

Esse foi só o primeiro passo

 

Voltei ao trabalho no segundo trimestre de 2013 e conclui que essa viagem foi só a primeira etapa da minha mudança de carreira e de vida. Foi como dar o primeiro passo em uma grande floresta cheia de oportunidades e áreas a serem devastadas. Foi ótimo voltar ao trabalho pois com a cabeça mais fresca pude ver coisas muito boas que tinha lá e ter a tranquilidade financeira para planejar os próximos passos.

 

Fiquei no mundo corporativo por ainda quase 5 anos e durante esse tempo, fiz cursos, formações e um processo de Coach que me levaram a chegar no destino final da mudança de carreira. Alguns momentos foram de pura ansiedade pois eu sabia o que não queria, mas ainda não tinha clareza do que queria, e tinha decidido que enquanto meu coração não batesse mais forte por algo, eu continuaria no velho e conhecido caminho. Primeiro porque não poderia me dar ao luxo de simplesmente parar de trabalhar, segundo por que sempre gostei de produzir e minha carreira estava longe de ser ruim.

 

 

O ponto mais importante: PLANEJAMENTO

 

Usei esse tempo no mundo corporativo para me planejar. Continuar trabalhando me ajudou financeiramente e tive que ser muito organizada, por exemplo, para conseguir trabalhar o dia todo e ir para a faculdade todos os dias à noite (pois decidi voltar a estudar e fazer faculdade de Nutrição) sem ter a energia dos 18 anos. A essa altura, eu já sabia onde queria chegar, então essa agenda tão puxada tinha uma certa leveza.

 

O ponto mais importante foi que eu sabia que não queria continuar onde estava e sabia que para mudar da água para o vinho, começaria de baixo, do nada e isso exigia um ótimo planejamento financeiro, então durante esses anos todos, me diverti e curti a vida mas sempre guardei dinheiro pois sabia que quando a mudança de carreira chegasse ela me traria; em um primeiro momento; muita satisfação, mas pouco dinheiro e para manter o rumo e a cabeça no lugar, eu teria que ter um bom pé de meia.

 

Se eu tivesse que deixar uma dica para quem pensa em fazer o mesmo seria essa: Insista no seu sonho e guarde dinheiro. Mesmo que você ainda não tenha clareza para onde quer ir, ter uma certa liberdade financeira vai te ajudar a planejar a mudança com mais tranquilidade. Passe a viver com menos (e de quebra exercitar o desapego, o minimalismo, uma vida sem luxos mas com recompensas) e saiba que isso te trará o sonho de viver com propósito e essência em algum momento.

 

Please reload

Destaques

ABUNDÂNCIA: Como viver constantemente neste estado

April 16, 2019

1/5
Please reload

Archive
Please reload

Siga-me
  • Ícone cinza LinkedIn
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

Receba o melhor conteúdo de saúde e bem estar no seu email!

Av. Pedroso De Morais, 2.120
São Paulo, SP  - Brasil - 05420-020

Plaza Cedro, 12 - P.4

Valencia - Espanha - 46022

info@equilibrahc.com.br

Tel: (+34) 603 68 79 45 

  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon
  • Blanco Icono LinkedIn

© 2016 por Equipe EQUILIBRA Health Coach.