Estratégias para viver com propósito e na velocidade certa!

Por que é tão difícil desacelerar? O primeiro motivo pode ser que velocidade é sexy, parece interessante estar sempre com pressa e fazendo tudo ao mesmo tempo. O que me leva a pensar no possível segundo motivo... Existe uma pressão cultural e social, principalmente nas grandes cidades, para você estar ocupado e com pressa todo o tempo.
É feio sair do trabalho na hora, é feio mostrar que você está refletindo sobre um projeto no meio do dia, é feio dizer na reunião de família que decidiu trabalhar menos horas para poder passar mais tempo consigo mesmo e com quem ama e por conta do FOMO (fear of missing out) conceito da sociologia que constata que temos medo de estar fora do grande movimento, ou seja, que tendemos a praticar o “efeito manada”, onde seguimos o que a grande maioria faz, nos levando a seguir por esse caminho sem questionamento, pois afinal todos estão indo para a mesma direção.
Então como desacelerar e viver uma vida com mais alinhamento com o que você realmente acredita e como realmente gostaria de estar vivendo?
Algumas estratégias já testadas pelos especialistas em Slow living podem te ajudar a dar o primeiro passo nesta direção e começar a viver uma vida com mais harmonia e propósito.
1. Reconheça que estar ocupado o tempo todo é uma escolha.
Como muitas coisas na vida aqui você tem uma escolha e viver de forma super acelerada é uma escolha sua. Uma forma de tentar desacelerar é anotar por alguns dias tudo que você está fazendo, assim, você se dará conta da quantidade de atividades que não precisariam entrar na sua agenda hoje e focar somente no que realmente importa. Talvez o que esteja faltando no seu dia a dia é a definição de prioridades.
2. Diga não!
Dizer não pode ser muito libertador, desde não responder a mensagem no celular na hora que ela aparece até negar um grande projeto no trabalho ou uma viagem fora de hora. Ter coragem de colocar na sua agenda seu estilo de vida é o que você precisa para começar a desacelerar.
3. Comece pequeno!
Pequenas ações podem te ajudar a começar a desacelerar. Faça uma lista de tudo que você tem que fazer e quer fazer e tire alguns itens que realmente não farão falta ou que você pode deixar para depois. Não dá para querer trabalhar e dar conta de reuniões, e-mails, atividades administrativas, ligações, pedidos, mensagens. Se exercitar, comer bem, meditar, passar tempo com a família, aprender alguma coisa interessante, viajar, sair com os amigos, caminhar, ler, saber das notícias, aplicar na bolsa, cuidar do dinheiro, cuidar dos filhos, nutrir suas relações, se atualizar nas redes sociais, cuidar do corpo, dormir o suficiente e estar ótimo para o dia seguinte. Só de escrever já cansou, imagina tentar executar todas essas atividades.
4. Seja gentil com você mesmo!
Pode ser bastante estressante tentar dar conta de tudo e também pode ser bastante estressante tentar desacelerar, olhando a lista acima. Defina suas prioridades e pegue leve com você. Como tudo na vida isso é um novo aprendizado e leva tempo. Não tenha pressa em desacelerar, pense que você passou praticamente quase que a vida toda neste ritmo e agora precisará de empenho e tempo para ir mais devagar.
5. Tente estar presente.
Faça uma coisa de cada vez. Desenvolvemos o conceito de que ser multitarefa é aumentar a produtividade, mas na verdade é aumentar o estresse. Conseguir manter o foco nas atividades de forma individual é uma ótima forma de desacelerar e ser mais produtivo, sem contar que aumenta sua atenção no momento presente, diminuindo ansiedade. Escolha um dia da semana e neste dia faça uma coisa por vez, e compare com os dias que tenta fazer tudo ao mesmo tempo. Certeza que você se sentirá mais tranquilo e presente e realizará tarefas mais bem-feitas.
#healthcoach #vidasaudável #vidafeliz #equilibrahealthcoach #slowliving #longevidade #desacelerar #healthcoachbrasil #Vidacompropósito #viversempressa #slowlifestyle #fomofearofmissingout #fabianabernabe #comodiminuirestresse #comocontrolaraansiedade #comoaliviaroestresse