EQUILIBRA HC_LOGO_02_Marca d'agua branca

Como se preparar financeiramente para mudar de carreira

 

Muita gente me pergunta como eu consegui planejar minha mudança, sair do mundo corporativo e montar minha empresa (e de quebra ainda mudar de país), então resolvi escrever esse post pois de acordo com a pesquisa do Instituto Gallup, 80% das pessoas estão infelizes em suas carreiras, assim acredito que essas estratégias poderão impactar a vida de muitas pessoas.

 

Contrário do que você pode estar pensando, o primeiro passo para mudar de carreira não é necessariamente saber o que você quer fazer, mas sim saber quanto custa seu estilo de vida e se você está disposto a abrir mão de parte dele pela mudança.

 

Digo isso, pois muitas pessoas que passaram pela Equilibra precisavam de tempo livre para investigar o que queriam fazer; e por isso precisavam sair do trabalho atual, antes de ter um plano claro do novo rumo profissional; pois se sentiam tão ocupados e comprometidos com a vida atual, que seria difícil investigar novos caminhos sem parar o que estavam fazendo. Assim o primeiro passo é colocar no papel seu custo de vida atual. Faça isso por pelo menos 3 meses e observe tudo que gasta, e mais importante, onde gasta.

 

Quando eu estava passando por esse momento, observei que gastava bastante dinheiro comendo fora de casa, e decidi ajustar meu estilo de vida fazendo quase que todas as refeições em casa pois isso me ajudaria a economizar bastante para fazer meu plano dar certo. Minha primeira reação foi negativa, pois sempre adorei conhecer lugares novos e explorar a gastronomia da cidade, porém essa decisão foi por um bem maior e passados alguns meses nesse novo estilo de vida, percebi que não estava me divertindo menos por isso e o efeito foi bem positivo pois via o impacto financeiro nas minhas economias e o quanto estava comendo melhor.

 

Após fazer a análise das suas finanças e ver o que está disposto a abrir mão, o próximo passo é passar a guardar dinheiro TODOS OS MESES. Passe a viver com menos! Imaginar que ganha menos é uma ótima estratégia! Imagine por exemplo, se você tivesse sido demitido do seu emprego atual, e aceitasse uma posição com um salário 20% mais baixo para não ficar desempregado. Neste cenário você teria que ajustar suas finanças para poder viver com menos dinheiro, certo? Então considere que você vai viver com 20% a menos (ou o percentual que fizer sentido para você) por um bom motivo, pelo bem do seu sonho e guarde mensalmente esse dinheiro em alguma aplicação que você não possa tirar tão facilmente, assim, garante que o dinheiro fique guardado para seguir com seu plano e não para atender emergências. Pense que se você conseguir guardar 20% do seu salário atual, em 5 meses já terá um salário inteiro guardado.

 

Guarde os "dinheiros extras". Quem trabalha no mundo corporativo no Brasil tem a sorte de contar com 13o. Salário, com participação nos lucros e em alguns casos, com bônus. Não caia na armadilha de quanto mais ganha, mais gasta. Se dê um presente comprando algo interessante com esses dinheiros extras, mas guarde boa parte dele, eu sugeriria pelo menos 80%, para seguir o seu plano e poder mudar de carreira mais rápido.

 

Planeje por quanto tempo precisará deste dinheiro para fazer sua transição. Se você já tiver clareza do que quer fazer e puder ir se preparando enquanto continua nesse trabalho (fazendo cursos, trabalho voluntário na área, mentoria com alguém mais experiente, etc) é possível que sua nova carreira decole rapidamente, mas para ser seguro, sugiro que você guarde pelo menos 3 meses mais de "salário" do que o previsto em seu plano. Agora se você ainda vai ter que investigar o que quer fazer, se capacitar e então iniciar a nova carreira, é importante ter uma tranquilidade financeira ainda maior para não deixar que seu sonho vire pesadelo, ou que você perca o foco porque está preocupado com dinheiro. (Veja aqui estratégias para te ajudar nessa transição de carreira)

 

Por fim, tenha em mente que você sabe por que está fazendo isso para não se deixar levar pelo dia a dia, ou seja, não se influencie por que seu amigo do trabalho comprou um carro novo, nem por que sua cunhada está com um guarda-roupas incrível para o verão, você, e só você sabe porque está fazendo esse esforço e está trabalhando sua mente para não querer recompensas imediatas (e sem propósito) e sim recompensas de longo prazo (e com poder de transformar sua vida).

 

Please reload

Destaques

ABUNDÂNCIA: Como viver constantemente neste estado

April 16, 2019

1/5
Please reload

Archive
Please reload

Siga-me
  • Ícone cinza LinkedIn
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

Receba o melhor conteúdo de saúde e bem estar no seu email!

Av. Pedroso De Morais, 2.120
São Paulo, SP  - Brasil - 05420-020

Plaza Cedro, 12 - P.4

Valencia - Espanha - 46022

info@equilibrahc.com.br

Tel: (+34) 603 68 79 45 

  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon
  • Blanco Icono LinkedIn

© 2016 por Equipe EQUILIBRA Health Coach.