Transgênicos – entenda o que são esses alimentos

O segundo post dessa série sobre tipos de alimentos será sobre os transgênicos, um tema que gera muita confusão na cabeça das pessoas. Conceitualmente a transgenia é uma biotecnologia que permite que o DNA de uma espécie seja inserido em outra. Este DNA pode ser uma planta, um animal, uma bactéria ou um vírus.
Na prática, o processo envolve inserir o gene de uma bactéria em um grão de soja, milho, canola, açúcar, trigo, etc para que, quando se pulverize o alimento com o pesticida, ele não mate a plantação, eliminando apenas a bactéria.
Esse processo torna os alimentos muito mais resistentes ao pesticida, fazendo com que se possa usar uma quantidade ainda maior destes nas plantações para garantir que as pragas morram, porém, se a plantação está mais resistente ao pesticida e usa-se uma quantidade maior, significa que o alimento fica com mais pesticida ainda? Isso mesmo! Esse é o primeiro grande problema dos transgênicos, pois eles podem conter quantidades muito maiores de pesticida que em um grão não geneticamente modificado.
Algumas bactérias são pesticidas naturais, tais como a bactéria Bacillus thuringiensis que produz a Toxina BT, um pesticida natural que quando inserido dentro dos grãos passa a fazer parte do DNA da planta. Assim, consumimos o pesticida natural contido no grão além do pesticida já pulverizado na plantação.
E esses pesticidas podem causar realmente muitos danos para a sua saúde.
A alteração do DNA da planta e as consequências para a saúde
Além disso, a ação de modificar o alimento inserindo o gene de uma bactéria por exemplo, também gera muitos problemas de saúde pois cria danos massivos no DNA. Alguns genes que estão "silenciados" nos grãos se tornam ativos com a modificação genética. Um exemplo é o milho geneticamente modificado, que passa a ter um gene ativo que produz gamazyme, que é um alergênico conhecido. Esses grãos geneticamente modificados podem passar a produzir substância alergênicas e cancerígenas, entre outros.
Estudos mostram que soja geneticamente modificada possui um inibidor de triptofano, um aminoácido digestivo muito importante para a saúde já que ele é a matéria prima para produção de serotonina, o hormônio do bem-estar. A soja transgênica possui sete vezes mais inibidor de triptofano que a soja comum.
A Academia Americana de Medicina Ambiental avaliou em 2009 os estudos de animais que eram alimentados com transgênicos e constatou evidente perigo para os humanos. Os animais estavam ficando doentes, com problemas gastrointestinais, problemas no sistema imunológico, desordens reprodutivas, disfunção de insulina ou colesterol e aceleração do envelhecimento.
Uma fazenda americana (Danish Pig Farmer) substituiu a ração com transgênicos para uma sem e percebeu em dois dias que os animais pararam de ter uma diarreia massiva que ocorria há muitos anos e que em muitos casos era fatal. Quantos casos vemos hoje de cachorros com câncer? Coincidência não é!
Casos de estudo em consultórios médicos reportaram a redução de síndrome de intestino irritável em dietas sem transgênicos. Animais sem diarreia, humanos sem síndrome do intestino irritável = mesmos sintomas. Foram reportados também melhorias em resfriados e alergias, aumento do tamanho dos bebês e aumentos de taxas de concepção, tanto em animais quanto em humanos.
Identificando um alimento transgênico
A boa notícia é que no Brasil tornou-se obrigatório mostrar na embalagem quando um alimento contém grãos transgênicos o que facilita muito a nossa vida quando comparado com a dos americanos que, por lobby da indústria alimentícia, não conseguiram aprovar essa lei! Fique atento à salgadinhos, fubá, pipoca, farinha de trigo, óleo de soja e canola, comidas congeladas, etc.

Os alimentos transgênicos possuem esse símbolo. Então fique atento e evite ao máximo consumi-los. E procure comprar carnes orgânicas, pois se o animal é alimentado com transgênicos, você também será ao comê-lo.
Gostou do tema? Tem dúvidas? Então, fale comigo – eu posso te contar um pouco mais sobre transgênicos, orgânicos e como a sua saúde física, mental e espiritual estão interconectadas e como Health Coach, eu posso te ajudar a ter uma vida mais saudável e feliz.
Fico aguardando o seu contato.
Um abraço,
Fabi Bernabe
Fontes:
Palestra de Jeffrey Smith - Diretor executivo do Instituto para Tecnologia Responsável
Palestra de Pamela Yee
#Organicos #Transgenicos #fabihealthcoach #healthcoach #healthcoachbrasil #equilibrahealthcoach #alimentosorganicosetransgênicos #alimentostransgênicos #milhotransgênico #produtostransgênicos #oquesãoalimentostransgênicos #transgênicosnobrasil #produtotransgênico #oquesignificatransgênico