EQUILIBRA HC_LOGO_02_Marca d'agua branca

Orgânicos: o que são esses alimentos?

1 Oct 2017

 

Você sabe o que é um alimento orgânico? Acho que a primeira coisa que um Health Coach pode te ajudar a entender é a diferença entre alimentos transgênicos, orgânicos, biodinâmicos, permacultura, cage free e free range animals e qual o impacto disso na sua saúde. Vou começar pelos orgânicos que é o mais pop ultimamente.

 

Orgânicos são alimentos que são plantados e cultivados sem o uso de agrotóxicos e sem uso de sementes modificadas geneticamente (os famosos transgênicos que explicarei melhor no próximo texto).

 

Já para animais, significa que eles não estão recebendo nenhum antibiótico nem hormônio de crescimento. E também que eles possuem acesso a ambientes externos e que não são alimentados com nenhum alimento transgênico.

 

Ou seja, o principal ponto que diferencia uma plantação convencional de uma orgânica é o uso ou não de agrotóxicos, pesticidas, herbicidas e fungicidas e eu vou chamá-los genericamente daqui para frente de agrotóxicos para facilitar! Provavelmente a pergunta que está na sua cabeça agora é: e qual é o problema dos agrotóxicos? Então eu te darei a resposta de um conhecido que trabalha em uma empresa que produz agrotóxicos: "Ele não é tão maléfico para a saúde pois mata lentamente". Oi???

 

 

Agrotóxicos e suas consequências para a saúde

 

O agrotóxico foi desenvolvido para matar a praga que come a plantação, mas lembrem-se que a praga é somente um inseto/animal que está tentando sobreviver, assim como nós. O agrotóxico mata a praga de vez pois ela é pequena. E como o tamanho importa, para os seres humanos, a consequência é que não iremos morrer (em um dia) por conta do agrotóxico, mas podemos morrer aos poucos por causa dele.

E o pior é que não é ele, são eles! A gama é realmente grande, fazendo com que uma pobre maçãzinha possa ter mais de 56 tipos diferentes de pesticidas e um alface, por volta de 78 tipos. O impacto desses pesticidas na alimentação é mostrado por alguns estudos científicos que dizem que pessoas submetidas a alimentos com pesticidas podem ter:

 

  • QI mais baixo

  • Função da tireoide prejudicada

  • Bebês nascidos com peso abaixo da média

  • Aumento de alergias alimentares

  • Maiores incidentes de leucemia e canceres em geral

 

É possível encontrar até 300 contaminantes no cordão umbilical de bebes recém-nascidos de mamães que comem alimentos com agrotóxicos.

 

 

Agricultura orgânica X Agricultura convencional

 

Agora, você que é uma pessoa inteligente me responda: parece fazer bem comer um alimento com mais de 57 tipos de venenos diferentes? Que podem te causar todos esses problemas acima? Não, né?

 

O contrário de orgânico é convencional, ou seja, a agricultura orgânica é a agricultura convencional do PASSADO, quando nossos avós em sua grande maioria tinham uma hortinha em casa e muito dos vegetais e frutas do consumo da família saiam dessa hortinha. Ou ainda dos pequenos produtores que produziam para sua família e vendiam o excedente para as famílias da região.

 

Com a industrialização e as pessoas saindo do campo e indo para a cidade em busca de uma vida "melhor", a produção caiu e grandes empresas acharam que era hora delas entrarem nesse circuito. Muitas delas criaram os pesticidas (os mais comuns hoje são o Glifosato e a Toxina BT) e começaram a manter as plantações "vivas" com a inclusão dessas toxinas.

 

A forma realmente normal de se ter uma plantação é via ecossistema, ou seja, se o solo estiver bem nutrido e se a plantação crescer fértil, a praga virá. Porém, o predador da praga também virá e, assim, é possível fazer com que tudo siga como a natureza planejou e possamos ter nossa alface saudável na mesa sem estarmos preocupados em quantos venenos tem nele.

 

 

Higienizar funciona?

 

Aí você vai me dizer: mas é só lavar com aquela aguinha sanitária que vende no mercado que está tudo certo, não é?

 

Infelizmente não é: aquela aguinha só ajuda a tirar possíveis larvas e afins que estejam no seu alimento, assim como a água sanitária que usamos para lavar o banheiro. Porém ela não retira os agrotóxicos do alimento, e então você passa a comer alimento com agrotóxico E com aditivos químicos da aguinha sanitária.

 

Esclarecendo o conceito de uma vez por todas: orgânico significa alimentos produzidos sem pesticidas e agrotóxicos. E agricultura convencional é a que tem tudo isso no seu alimento.

 

 

Orgânico tem mais nutrientes!

 

Importante citar também que estudos mostram que alimentos produzidos em um bom solo (um dia eu falo sobre isso também) e via agricultura orgânica possuem em média 10% mais nutrientes que os convencionais. Essa é uma ótima notícia para quem não gosta de comer frutas e verduras! Se comer orgânicos, pode comer 10% a menos e ingerir a mesma quantidade de nutrientes e com o bônus de vir sem agrotóxicos para prejudicar sua saúde.

 

Agora você vai me perguntar: como eu sei que um alimento é orgânico? No Brasil existe um selo nos alimentos orgânicos, onde o produtor passa por critérios bem severos de análise para garantir que um produto possa ser considerado orgânico. Esse selo você encontrará em produtos industrializados como açúcar, queijos, leite, etc. As verduras orgânicas não possuem esse selo em sua grande maioria, mas geralmente as feiras orgânicas estão à parte nos supermercados, ou existem locais específicos para comprá-los.

 

 

Carnes orgânicas

 

A grande diferença entre a carne normal e a carne orgânica é que vacas, porcos e frangos criados da maneira convencional geralmente estão confinados, não possuem espaço para pastar e recebem uma grande gama de antibióticos pois a chance de um ficar doente e passar para todos os outros é muito grande, já que estão todos muito juntos (parecido quando estamos dentro de um avião). Além disso, principalmente no caso dos frangos, muitos hormônios são dados para acelerar o crescimento e fazer os animais ficarem prontos para o abate antes da hora.

 

Essas substâncias continuam na carne depois que o pobre bicho está morto, e quando você consome, elas vão para o seu organismo. Estudos mostram que a menstruação das meninas tem vindo cada vez mais cedo devido ao consumo de hormônios nos alimentos. Além disso, tem uma questão que me toca muito então vou compartilhar também. Imagina você comer a carne de um bicho que teve uma vida tão ruim. Os níveis de cortizol são bem altos, a energia gerada é super ruim, e isso tudo vai para o seu organismo. Eu não consigo provar, mas eu sei que vai, pois eu vejo a diferença no humor e na alegria de pessoas que ou não comem animais ou comem pouco e de origem orgânica.

 

 

Por fim...

 

Espero ter esclarecido um pouco a questão dos orgânicos e em seguida escreverei um post sobre como aumentar o consumo de orgânicos sem falir e quais os alimentos que devemos realmente comer só se forem orgânicos. Aguardem!

Um abraço da Fabi!

 

 

 

Fontes:

 

Palestra de Pamela Yee - Médica que far parte do board de medicina Holística dos USA. Para mais info:

 

www.healthandhealingny.org

 

 

Artigos:

 

Dangour, A.D., Dadhia, S.K., Hayter A et al, Nutricional quality of organic foods. A sistematic Review, Am Journ Clin Med, 2009.

 

Smith-Spangler C.,  et al. Are organic foods healthier or safer than conventional alternatives. A Sistematic Review. Ann Inter Med, 2012.

 

Reganold et al. Fruit and Soil Quality of Organic and Conventional Strawberry Agroecosystems, Plos One, 2010.

Please reload

Destaques

ABUNDÂNCIA: Como viver constantemente neste estado

April 16, 2019

1/5
Please reload

Archive
Please reload

Siga-me
  • Ícone cinza LinkedIn
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

Receba o melhor conteúdo de saúde e bem estar no seu email!

Av. Pedroso De Morais, 2.120
São Paulo, SP  - Brasil - 05420-020

Plaza Cedro, 12 - P.4

Valencia - Espanha - 46022

info@equilibrahc.com.br

Tel: (+34) 603 68 79 45 

  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon
  • Blanco Icono LinkedIn

© 2016 por Equipe EQUILIBRA Health Coach.