EQUILIBRA HC_LOGO_02_Marca d'agua branca

Como ser mais saudável e feliz

3 Sep 2017

 

 

 

Às vezes quando paramos para pensar na nossa vida e o como podemos ser mais saudáveis e felizes dá um frio na barriga. Afinal parece que dá bastante trabalho atuar nessas duas áreas: Saúde e Felicidade! E então seguimos no piloto automático, sem olhar para nossas ações do dia a dia.

 

Por isso, estou escrevendo esse texto: para te ajudar a conquistar esses dois itens tão importantes para a vida. E o primeiro passo é cuidar da saúde – do corpo, do espírito e da mente.

E sabe por quê? Se estivermos saudáveis, com um corpo feliz pela forma que o tratamos – movimentando ele e dando para ele alimentos saudáveis -,  consequentemente, nossa mente também já estará mais saudável. porque a endorfina e a serotonina, que são os hormônios do bem-estar e satisfação, estarão chegando ao nosso cérebro. Consequentemente, a chance de nos sentirmos mais felizes e estarmos alinhados com nossa espiritualidade, com a transcendência do mundo, é muito maior.

 

Ou seja: saúde ajuda a trazer felicidade. Se você estiver bem consigo mesmo, respeitando o corpo que lhe foi dado e vivendo em alinhamento com seu propósito de vida, consequentemente a felicidade virá.

 

Percebi nas sessões de Health Coaching que com alguns poucos passos essa sensação de plenitude vem. Por isso, compartilho alguns deles com vocês:

 

1. Seja uma pessoa organizada: isso ajuda muito a diminuir a sensação de stress

 

Uma pessoa organizada, geralmente, é mais tranquila que uma desorganizada. Mantenha seu guarda-roupas organizado, mantenha sua casa organizada e mantenha sua mente organizada!

 

Imagine a cena: relógio desperta as 6h45 sendo que você deveria estar no escritório as 8h30 e sabe que levará 1h para chegar lá. Toma um banho correndo e não acha a roupa que quer usar. Já procurou no seu guarda-roupas, na lavanderia, dentro da máquina de lavar, no cesto de roupa suja. Só aí você já perdeu 15 minutos. Coloca outra roupa qualquer e não tem tempo de arrumar seu cabelo do jeito que você gosta, nem de tomar café. Sai correndo e no meio do caminho recebe uma mensagem do seu chefe perguntando se você já está chegando para a reunião que excepcionalmente essa semana ele marcou para as 8h. :-S

 

As chances de você considerar esse um dia feliz são bem baixas, correto? Assim, começar pela organização externa é um bom passo para iniciar a organização interna. Se você não tem tempo de organizar sua casa, contrate alguém. Se não tem condições de contratar alguém, então reserve um domingo a cada 15 dias para fazer aquela organização em tudo e garanto que os resultados serão ótimos.

 

Se você tem muita coisa na cabeça, seja sua lista de compras, seus compromissos da semana ou ideias para o futuro, crie um mecanismo para tirar tudo da sua cabeça antes de dormir. Isso vai te ajudar a conseguir repousar melhor. Tenha um caderninho sempre à mão ou anote no seu celular de forma que consiga acessar facilmente.

Essas são formas efetivas para organizar a casa e a mente e, consequentemente,  ter menos stress no seu dia a dia.

 

2. Medite cinco minutos por dia. Só cinco!

 

Sei que a palavra meditação já gera ansiedade para muitas pessoas. A frase que mais ouço é: Mas eu não sei meditar! Existem muitas técnicas incríveis – particularmente eu sou fã de Vipassana – mas para começar vale muito um caminho bem possível para todos. Sente-se de maneira confortável em uma cadeira, com os pés no chão ou as pernas cruzadas em posição de Lótus, e respire profundamente pelo nariz (nunca pela boca) por 5 minutos. Se esforce para fazer somente duas coisas: durante esses 5 minutos foque em observar o ar entrando e saindo do seu corpo e tente respirar pela barriga, não pelo peito.

 

A respiração peitoral é a respiração que ativa o sistema nervoso simpático, que não é nem um pouco simpático! Ele é o sistema de flight or fight, ou seja, o sistema que ativa seu corpo para a briga ou para a fuga. Imagine que no passado tínhamos o risco de sermos presa a qualquer momento. Então esse sistema tinha uma importância enorme em preparar seu organismo para combater o risco de ser morto. O sangue sai das vísceras e vai para os braços e pernas para que você esteja mais preparado para a briga ou a fuga, seu coração acelera para bombear mais sangue, e você fica pronto para enfrentar o risco de vida.

 

Evoluímos e não precisamos mais desse sistema com tanta frequência, mas atualmente deixamos o atraso para um compromisso, a discussão com o chefe, as horas no trânsito ou o medo de ser assaltado no farol ativar nosso sistema simpático e o flight or fight mode, ou seja, vivemos como se tivesse um leão na espreita, só esperando para nos atacar. Isso gera muito desgaste para seu corpo e sua mente e se você conseguir respirar todos os dias por somente 5 minutos de forma profunda, observando a respiração e usando o diafragma para isso (respiração pela barriga e não pelo peito), você ativará o seu sistema parassimpático que é o sistema da nutrição, do relaxamento e do bem-estar.

 

Aprendendo a fazer isso, você pode correr para o banheiro num dia insano e fazer essa respiração por 2 minutos e verá a diferença. Vale também no carro, na sua mesa do trabalho, no sofá de casa.

 

A grande dica é: faça só 5 minutos, mas faça todos os dias. Em meditação, frequência é mais importante que duração e neurologistas renomados já tem recomendado meditação ao invés de remédio para várias patologias, incluindo depressão. Tente e após uma semana, veja os benefícios você mesmo!  

 

 

3. Alimente-se bem

 

Alimentação é um tema que anda muito em alta com a ascensão dos chefs e cozinheiros à uma categoria de aspiração nacional, porém a sugestão aqui é simples: tente incluir mais frutas, verduras e legumes no seu dia a dia; beba mais água e menos café; e faça sempre a melhor escolha que puder. O que isso significa? Fácil! Se tiver que escolher no restaurante entre um refrigerante e um suco natural, escolha o suco. Se tiver que escolher entre comer na casa da mãe ou no restaurante por quilo, coma na casa da mãe (ainda com o bônus de se conectar mais com a família). Se no meio da tarde tiver que escolher entre o pão de batata e a salada de fruta, escolha a salada. Se puder, leve marmita para o trabalho com comida feita por alguém que você conhece, em casa, no fogão!  Por último, diminua o uso do micro-ondas e tente evitar doces. Quando bater aquela vontadinha, tenha uma tâmara seca à mão que ajuda bem! Se puder incluir orgânicos na sua dieta então aumentaremos 200 pontos na sua escala de pessoa saudável!

 

Você com certeza já tem uma boa noção do que é bom para seu corpo e sabe também o quanto alimentos industrializados fazem mal. Então, tente na maioria das vezes comer comida de verdade, aquela que sua avó reconheceria como tal! E tenha certeza que sua saúde (física, mental e emocional) vai agradecer muito.

 

4. Tenha um trabalho que te dá satisfação

 

Muita gente faz tudo direitinho até esse ponto, porém continua indo para um trabalho nocivo à saúde 5 dias por semana, pelo menos 9 horas por dia, ou seja, tudo por água abaixo! É difícil mudar de trabalho? Sim, é muito. Mudar de carreira então mais difícil ainda -  eu mesma levei mais de cinco anos para fazer a transição da vida de executiva para ser Health Coach. Mas... Não é impossível!!! Se você não começar o seu plano hoje, ele nunca vai se concretizar.

 

Primeiro é importante que você saiba qual seu propósito de vida nesta terra. Para que você veio para cá, qual o serviço que pode prestar à humanidade. Se não sabe ainda investigue, fique atento aos sinais e experimente coisas novas. Vá a uma livraria e veja que sessão te chama mais atenção, faça aquele curso que sempre quis, mas nunca se inscreveu e por aí vai. Uma hora a resposta vem!

 

Em seguida, é importante identificar o que te faz ser infeliz no trabalho atual e ver se tem como mudar esse ponto e continuar onde está, mas só que feliz daqui para frente. Se não der para mudar algo específico, então comece ou a procurar outro trabalho ou a pensar em construir uma nova carreira e tenha certeza que nunca é tarde. Roberto Marinho montou a Globo aos 50 anos de idade!

 

Um estudo feito pela Gallup em conjunto com Deepak Chopra mostrou que as pessoas morrem mais às segundas feiras às 9h da manhã por odiarem seus trabalhos. Somente 20% da população pesquisada disse ser satisfeito profissionalmente e isso impacta diretamente na sua saúde. Se você for ignorado por seu chefe, seu índice de desengajamento sobe para mais de 45% e em 6 meses você começará a ficar doente. Por outro lado, se o seu chefe reconhece uma qualidade em você esse índice cai para menos de 1% e sua saúde começa a melhorar.

 

Seja feliz no trabalho e uma boa parte da sua jornada rumo a uma vida mais saudável e feliz estará completa. Não ignore o chamado para se dedicar a algo que você ama, são muitas horas por dia de dedicação que não podem ser recompensadas somente por um salário no fim do mês. A conta não fecha!

 

5. Seja grato por tudo que você tem e acredite que é muita coisa

 

Temos a tendência de focar no que não temos e vivemos uma sociedade que tenta sempre nos fazer acreditar que não possuímos e não somos o bastante. Não somos bonitos o suficiente, não somos inteligentes o suficiente, magros o suficiente, jovens o suficiente, velhos o suficiente. Tudo isso em um esforço insano de nos fazer acreditar na escassez do mundo e não na abundância e consequentemente.... Consumir mais para tampar esse buraco dentro de nós.

 

Pois te digo que esse buraco só será preenchido com a gratidão e a crença de que sim, você é suficiente, você tem o suficiente e a abundância do mundo existe e está dentro de você. Se achar que não tem grandes motivos para estar grato então eu vou te ajudar! Você tem saneamento básico e metade das pessoas do mundo não tem. Você tem água quente que chega por um chuveiro e você pode tomar banho quando quiser. Você tem o que comer, o que vestir e para onde ir no fim do dia. Você é inteligente e capaz de cuidar de si mesmo. Você tem família, amigos e acima de tudo você tem saúde para fazer tudo o que quiser fazer.

 

Não desperdice seu dia reclamando do tempo, do trânsito, da falta disso ou daquilo. Foque no que você tem e tenha certeza que depois de 3 semanas fazendo isso, você será capaz de mudar seu modelo mental e olhar o mundo com um olhar positivo e abundante. Não sou eu que estou te dizendo isso, é Harvard que fez um estudo muito interessante e chegou a essa conclusão com livro publicado e tudo.

 

Seja grato, por tudo e qualquer coisa e tenha certeza que sua vida será mais saudável e consequentemente mais feliz!

 

Para saber mais sobre saúde, felicidade e o que o Health Coach – a profissão que escolhi para ser feliz – pode fazer para te ajudar a ter uma vida mais equilibrada e cheia de alegrias, fale comigo por e-mail ou me siga no Instagram e Facebook.

 

Um abraço e até a próxima!

Please reload

Destaques

ABUNDÂNCIA: Como viver constantemente neste estado

April 16, 2019

1/5
Please reload

Archive
Please reload

Siga-me
  • Ícone cinza LinkedIn
  • Grey Facebook Icon
  • Grey Instagram Icon

Receba o melhor conteúdo de saúde e bem estar no seu email!

Av. Pedroso De Morais, 2.120
São Paulo, SP  - Brasil - 05420-020

Plaza Cedro, 12 - P.4

Valencia - Espanha - 46022

info@equilibrahc.com.br

Tel: (+34) 603 68 79 45 

  • White Instagram Icon
  • White Facebook Icon
  • Blanco Icono LinkedIn

© 2016 por Equipe EQUILIBRA Health Coach.